Inserido
em um contexto conservador, equivocadamente denominado de neoliberal, o
controle da sociedade e de suas conquistas foi regulamentado levando como ideal
o contrato social em que a burguesia assumiu o poder. Assim, avanços desta
sociedade pós-modernista foram constantemente impedidos de progredir e de ampliar,
até que o direito passou a se tornar um instrumento de emancipação social.
No ano de 2009, o Partido Democratas
(DEM) por meio de uma Arguição de
Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), entrou na justiça para
questionar a constitucionalidade da lei que garantia uma determinada
percentagem de vagas para os cotistas afrodescendentes na Universidade de
Brasília (UnB). No Supremo Tribunal
Federal, o ministro Ricardo Lewandowski garantiu a constitucionalidade da
mesma, evocando, entre outros, princípios de Boaventura de Sousa Santos, quando
diz: “temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e
temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualde nos descaracteriza.
Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma
diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”.
Dessa
forma, o direito torna-se fundamental quando garante, na visão de Boaventura,
uma Legalidade Cosmopolita, ou seja, quando os interesses humanos se sobressaem
aos interesses do mercado e as necessidades reais sejam atendidas da maneira
como deveriam. Tornar as universidades públicas um ambiente para brancos, com
raras exceções, nada mais é do que uma forma de Fascismo Social, ou, Apartheid
Social, segregando os afrodescendentes para uma condição marginalizada de
educação.
Aceitar
as cotas, no ambiente burguês, torna-se árduo, pois a sociedade é racista. E
aceitar as cotas, seria reconhecer esse racismo. As cotas devem ser assumidas,
portanto, como uma forma de reparação histórica da escravidão, como uma forma
de solidariedade institucionalizada, bem como afirma Boaventura de Sousa Santos
e como uma forma de afastar o privilégio do mérito.
VÍCTOR MACEDO SAMEGIMA PAIZAN - 1º MATUTINO
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