Não é novidade que as ideias desenvolvidas principalmente por Karl Marx e Fredrich Engels são de suma importância para o entendimento de questões humanas, políticas, sociais e economicas presentes ao longo da história e até os dias de hoje.
Com isso, observa-se o desenvolvimento de uma nova ideologia, propagada inicialmete a partir de 1848, com a divulgação do Manifesto Comunista, um documento analisando a necessidade da união dos proletáriados para combater as injustiças causadas pelo sistema capitalista, se baseando na luta de classes entre operários e detentores dos meios de produção como meio para combater essa desigualdade socioeconomica.
Além disso, deve-se ressaltar que a implantação do sistema socialista necessita, de certa forma, do sistema capitalista, uma vez que no capitalismo há a produção em grande escala de alimentos, roupas, e outros produtos que seriam fundamentais para todos os indivíduos da sociedade. O socialismo não é a contraposição do capitalismo, onde primeiro deve ocorrer uma revolução burguesa, já que não dá para socializar a fome, a pobreza e outras injustiças do sistema capitalista.
Com isso, Marx parte de pressupostos reais para combater os problemas sociais. Ele afirma que a resposta para os males de qualquer época não está nas ideias, mas na própria história, definindo assim o materialismo histórico. Há também nos ideais socialistas e necessidade de combater a mais-valia imposta pelos proprietários dos meios de produção, já que numa sociedade mais "igualitária", a utilização do trabalho do proletário como fonte para a riqueza é algo inimaginavel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário