Karl Mark foi um filosofo alemão que nasceu Tréveris, Prússia em 5 de maio de 1883. Ele refletiu em diversas áreas do conhecimento, história, filosofia, economia, sociologia, teoria politica e jornalismo, na cidade de Bona na Alemanha estudou Direito e filosofia. Karl, por sua vez, influenciou a história da humanidade com suas ideias que deixou registado em obras como o panfleto Manifesto Comunista de 1848 e o triplo volume O Capital (1867–1883).
Do mesmo modo, o Materialismo histórico-dialético foi o principal pensamento marxista, sua forma de pensar as relações sociais incrementou uma nova dinâmica na sociedade alemã. Uma vez que o materialismo-dialético rompia drasticamente com toda tradição e contexto do pensamento idealista daquela época que tinha como principal pensador Hegel.
Para Marx, o materialismo-dialético é a única forma de explicar as condições econômicas e a luta de classes que foram agentes transformadores da sociedade. Olhando pela ótica do materialismo-histórico, a classe dominante nunca deseja que a situação mude, dado que ela se encontra em uma situação muito confortável. Enquanto os desfavorecidos têm que brigar pelos seus direitos e esta luta é que moveria a História, na visão do Marx.
O materialismo-dialético pode ser desenvolvido por causa das transformações sociais sofrida pela Europa no início do século XIX. Todas essas mudanças foram acompanhadas por teorias e doutrinas que buscavam condenar ou reformar a ordem capitalista burguesa. Então apareceu as teorias socialistas, vinculadas ao aparecimento da economia política. Nesse contexto a sociedade Inglesa foi impactada e onde se verificava esta mudança. Logo, o materialismo-dialético explicou as novas configurações sociais com a industrialização e o êxodo rural que forneceu a mão de obra das fábricas nas cidades da Inglaterra através do acumulo de capital pela burguesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário