Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 23 de agosto de 2020

Freio social

Diante da evolução de nossa sociedade, temos a percepção de que o fato de estarmos diante de um mundo globalizado, cheio de avanços tecnológicos, científicos, históricos, nos traz também uma sociedade mais igualitária, visando o estabelecimento do bem-estar social, com grande parte da população tendo acesso à saúde, educação, moradia, entre outras coisas. Porém, vemos que estamos bem longe de alcançarmos um mundo desse nível, estando presentes muitos dos problemas que nossos avós e bisavós enfrentavam.

Karl Marx e Friedrich Engels, vivendo em uma época de efervescência cultural, social e política, trouxeram para os seus estudos uma análise da sociedade do século XIX, que consistia em uma crescente ascensão do capitalismo, sendo as consequências deste como primordiais para entendermos a lógica dos teóricos. A Luta de Classes foi um dos pontos principais colocado pelos autores, onde a viam como o principal ponto de formação de nossa história humana, em que as sociedades foram sempre marcadas pelas divergências entre explorador e explorado.

Assim, apesar de muitos considerarem as ideias marxistas ultrapassadas e inutilizáveis, conseguimos perceber que em tempos atuais ela se torna cada vez mais clara e evidente. A Luta de Classes se encontra presente em todos os polos terrestres, de norte a sul, onde podemos ver que estamos diante de uma maioria, detentora dos poderes sociais, e uma minoria, representada pela massa populacional e o proletariado, privada de direitos. O capitalismo aparece como um dos pontos fundamentais desse estudo, por ser, indubitavelmente, o principal representante dessa maneira de estruturação da sociedade, já que apresenta em seu núcleo ideias de lucro e livre iniciativa, que levam a uma futura diferença econômica entre os cidadãos.

Os aplicativos de celulares, apesar de facilitarem nossa vida, se tornam um meio de exploração visível para os que comandam esses serviços. Muitas vezes, os que se utilizam desse meio para trabalhar possuem um salário muito baixo, correndo diariamente risco de acidentes e, como vimos na mídia nos últimos tempos, sofrem ataques de preconceito devido a sua posição social.

Assim, embora estejamos vivendo em uma sociedade mais evoluída, o capitalismo aparece como um meio de frear essa evolução social, colocando indivíduos em posição de submissão, sendo necessário uma maior reflexão do meio e modo que estamos vivendo, sendo Marx um dos principais acessos para essa compreensão.

 

Gustavo Muglia de Souza – Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário