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domingo, 24 de setembro de 2017

Um ciclo quase vicioso

                    Muitas são as transformações que contribuíram para a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Dentre elas, as religiosas. Em uma sociedade a qual a Igreja regia todos os comportamentos e outorgava todas as leis, estava no cerne dos mandamentos a condenação da usura e do lucro. Com o final do Feudalismo e crescente ascensão da burguesia, sanções como aquelas foram responsáveis pelos choques entre a Igreja e a burguesia. Além disso, o comportamento de membros do clero passou a ser alvo de críticas visto o comportamento majoritariamente hipócrita. Com a volta do comércio e das rotas comerciais, houve um fortalecimento do sistema capitalista e a reformulação dos Estados Nacionais tirou da Igreja o poder absoluto. Inciava-se, na Europa, a Reforma Religiosa, ou seja, a quebra da unidade cristã ocidental e o fim da hegemonia da Igreja Católica com o surgimento de novas teorias.
                    Na Suíça, John Calvino foi o responsável pelo surgimento do Calvinismo. Esse traz consigo como principal inovação a Teoria da Predestinação, a qual afirmava que Deus, em sua infinita sabedoria, escolheria a priori qual alma estaria destinada ao céu e qual alma o estaria ao inferno, sendo que o indivíduo que, por exemplo, estivesse predestinado ao inferno, nada poderia fazer para salvar-se. Todos os homens apenas tomariam conhecimento da escolha divina após a morte, sendo a vida uma eterna dúvida. Entretanto, Calvino afirmava que os cidadãos deveriam obedecer aos mandamentos divinos com o melhor de suas forças e sempre trabalharem na seara do Senhor. O protestantismo viraria um método consistente de conduta, em que cada hora perdida de ócio poderia ser ganha no trabalho da glorificação de Deus. Dessa forma, as boas ações e o trabalho se tornariam uma maneira de se livrar do medo da condenação. Nessa ideologia, o trabalho é uma defesa específica contra todas as tentações que o protestantismo agrupou sob o nome de ´´vida impura´´ sendo o lucro uma consequência disso. A não condenação dele foi responsável para que o capitalismo encontrasse campo fecundo para o seu desenvolvimento. O Sociólogo Max Weber afirmou que onde o calvinismo se instalou com mais força o capitalismo se desenvolveu mais., devido a uma ordenação racional e sistemática da vida moral como um todo. Assim, ao penetrar em todas as instâncias da vida, até mesmo a econômica, criou-se uma esfera de dominação total sobre as ações sociais, sendo possível observar como o meio social age sobre os homens e como os homens também têm poder de ação sobre o meio. Toda essa ideologia foi, em seu embrião, estimulada por preceitos capitalistas do homem que, mais tarde, ajudaram o capitalismo a se firmar. Nesse ínterim, se observa o que Weber diz como racionalização do homem, que seria a disposição deste em adotar para sua vida certos tipos específicos de conduta racional. O protestantismo, principalmente nos EUA, seria essa forma de conduta escolhida para a valoração do caráter e ascenção econômica - ainda que secundariamente.


Ana Carolina Ribeiro - 1 ano Direito Diurno

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