Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de setembro de 2017

O ocioso

Ao versar sobre o espírito que conduz o capitalismo moderno no livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, o sociólogo alemão Max Weber afirma que essa forma capitalista busca uma dinamização racional do investimento, a fim de utilizar da melhor forma possível o tempo nas atividades produtivas, já que, como afirmou Benjamin Franklin, “tempo é dinheiro”. Para o espírito capitalista um dos mais importantes propósitos da vida profissional é o trabalho a serviço de uma organização racional e que permite suprir a sociedade de bens materiais.
Com essa ideia em mente pode-se fazer o seguinte questionamento: e aqueles que não trabalham? É fato que a sociedade capitalista tem sobre eles um olhar com desdém, já que o indivíduo desempregado não contribui para a manutenção dessa racionalidade e ainda compromete-a. O sujeito improdutivo não cumpre seu dever em relação à sua carreira e, assim, vai contra a ética social da cultura capitalista que tem nesse encargo uma de suas bases fundamentais. Outro fator que explica o desprezo dessa sociedade pelo ocioso é a crença de que o mesmo não é abençoado e que segue por vias erradas: segundo a ideia calvinista da predestinação, a qual engendrou a ética protestante, a acumulação de dinheiro e riquezas é o resultado da expressão da virtude divina e da eficiência em determinado caminho de vida.
Preocupando-se em assegurar a sua existência em meio à presença de pessoas na sociedade que não cumprem sua ética peculiar (a de aumentar o próprio capital por meio do trabalho), a economia capitalista moderna insere os indivíduos, quer eles queiram ou não, em todo um mar de relações de mercado que naufraga a vivência social e a necessidade material para que todos conformem-se às suas regras de comportamento. Como bem discorreu Weber, “assim pois, o capitalismo atual, que veio para dominar a vida econômica, educa e seleciona os sujeitos de quem precisa, mediante o processo de sobrevivência econômica do mais apto” (2003, p. 22)¹.


¹ WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

Yasmin Fernandes Soares da Silva - 1º ano Direito [matutino]

Nenhum comentário:

Postar um comentário