Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de setembro de 2017

Diálogo entre pai e filhos: Nome? Burguês. Religião? Ganhar dinheiro, graças a Deus

Filho : Não aguento mais essa vida. Quanto mais eu me esforço e me dedico menos resultados eu consigo. Estou terminando a faculdade e meu salário não aumenta... Meus colegas conseguiram promoções às minhas custas e eu se quer sou lembrado. Queria ter nascido rico...tudo seria mais fácil...

(Entra o pai no quarto do filho  com o semblante assustado)

Pai: O que aconteceu meu filho?

Filho : Nada pai...pode deixar que eu resolvo. Estou apenas desabafando.

Pai: É filho...eu ouvi. Lembra quando eu disse para você ajoelhar e pedir a Deus e as portas se abririam? Você nem na igreja vai mais, como quer ser abençoado financeiramente?

Filho : Lá vem você com essa conversa de religião de novo...eu já disse que não vou pisar numa igreja nunca mais.

Pai: Enquanto você permanecer com esse pensamento, continuará assim. Nada na sua vida prosperará se não for temente a Deus. Eu sei o que estou dizendo. Não estaria bem financeiramente se não fosse pelo fato de estar indo à igreja todo domingo, pagando meu dízimo, orando. Você deveria fazer o mesmo. Não conseguiria pagar seus estudos se não fizesse isso.

Filho : Não vamos discutir isso novamente. Já disse minha opinião...

Pai: Você não tem ideia de como isso me decepciona. Veja o exemplo do seu irmão: se formou em uma ótima faculdade, tem um ótimo emprego, já se sustenta sozinho há anos. Isso tudo aconteceu porque ele seguiu meus passos. Foi aos cultos comigo, pediu oração ao pastor, pagou o dízimo e olha só os resultados! Exemplo na sociedade. Você deveria ser igual a ele!

Filho : Depois dessa eu vou dormir...sério. Não vou ser igual a ele. Você fez da vida dele um inferno. Ele não teve autonomia nenhuma sobre a própria vida. Não podia decidir absolutamente nada sem o seu consentimento. Isso é vida? Eu prefiro a vida que tenho, que apesar de estar passando por uma má fase, é melhor do que a do meu irmão que não sabe tomar uma decisão por conta própria e tem que consultar o “papai”. Você pode tomar conta da vida dele... da minha cuido eu. Não vou depositar meu sucesso em religião, igreja ou um deus. Boa noite...vou dormir porque amanhã tenho que acordar cedo.

Pai: Filho tolo...um dia Deus vai te cobrar. E se não for temente a Ele, jamais prosperará.



O “Pai” é um exemplo de pessoa que segue a lógica capitalista protestante. Segundo ele, o indivíduo prosperará se for temente a Deus. Além disso, ter uma vida regrada, saber acumular dinheiro, não gastar com supérfluos e trabalhar constantemente são inerentes a essa ideologia.


Max Weber na obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” analisa a questão da junção da religião com o desenvolvimento do capitalismo. Ele demonstra que a mudança da concepção religiosa, do fim da punição aos lucros, da aceitação da cobrança de juros e a visão do trabalho como atividade enobrecedora contribuíram de forma preponderante para o desenvolvimento do capitalismo. 

Wagner Galdino, 1º Ano Direito , Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário