Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de setembro de 2017

O Impacto da Religião sobre uma Economia



O fato de que a religião majoritariamente seguida por um povo modela seus costumes, modos de agir e de raciocinar e até mesmo as próprias leis pode ser visto de maneira clara na sociedade. Como no caso do Brasil, em que a Igreja Católica definiu, ao longo da história do país, como por exemplo,  a importância de um casamento monogâmico estável e  até mesmo seus respaldos jurídico normativos..
Essa realidade relativa à religião foi observada pelo sociólogo alemão Max Weber. O pensador, ao  analisar o capitalismo e o conjunto de fenômenos culturais e suas consequências para a singularidade do ocidente, descobriu que tinham como arcabouço a religião protestante. De maneira que toda a ética e moral criada pela mesma consolidou-se como pontapé para o desenvolvimento do capitalismo moderno.
Os calvinistas acreditavam na predestinação ao ponto que poucos teriam seu lugar garantido no “paraíso”. Eles ainda argumentavam que a principal maneira para conseguirem o sonhado assento era que contribuíssem ativamente em prol da sociedade. Essa colaboração deveria ser através do trabalho, o que justificava a ânsia pelo crescimento industrial e racionalização do investimento. O que pode ser observado em países de maioria protestantes como a Inglaterra e os Estados Unidos.
O filósofo ainda afirma que a perseguição pelo lucro é algo natural para qualquer homem e sua profissão. De forma que o capitalismo moderno ocidental tenha nascido a partir de uma evolução do pensamento protestante, pautando-se em uma organização complexa, racional em volta do lucro e do capitalismo.
Racionalização que é pautada na separação dos bens da empresa e do indivíduo, na sujeição aos avanços tecnológicos , na estruturação jurídica e por fim na submissão do homem a certas condutas impostas. Esses processos, acrescidos dos ideais protestantes superam o dualismo religioso do mundo, substituindo-o por uma dominação, mercantilização do globo. Propondo uma ética calvinista,  tangível e prática no mundo, opondo-se  à conformação do mesmo. 

Aluisio Ribeiro Ferreira Filho - 1° Ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário