Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Socialismo científico

                Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram juntos, um método científico, o materialismo dialético, que permite a compreensão da sociedade. Sua função é acabar com o conflito de classes gerado pelo capitalismo, que é considerado uma contradição em si próprio por acentuar a desigualdade social e criar a possibilidade de revolução da classe operária contra o próprio sistema.

                Através do estudo do real, da experiência histórica, a dialética compreende o concreto. Isso a diferencia da dialética hegeliana, que cria concepções e, a partir delas, interpreta a história; Engels acredita que essas concepções podem levar a ideias falsas, que não correspondem à realidade social.

                Ao analisar sua época, em que as máquinas regravam a produção, diminuía o número de trabalhadores e a competição era cada vez mais intensa, Marx e Engels concluem que são os modos de produção que definem as relações sociais, como as instituições políticas, jurídicas e ideológicas.

                Estas relações, para eles, devem ser analisadas como um todo em constante movimento, possuindo conexões entre si; acreditavam que a fragmentação comprometeria a objetividade. Superam, assim, a filosofia, que visualizava apenas o objeto, como algo fixo e imutável.


                O socialismo aparece, assim, como uma ciência, considerado por Engels o resultado necessário da luta entre a burguesia e o proletariado. Diferente do socialismo utópico, o socialismo moderno compreende e consegue explicar o modo de produção capitalista; passa, portanto, a ter a função de investigar o capitalismo, processo histórico econômico que criou a divisão de classes e sua luta, buscando formas de solucionar estes problemas acabando com as diferenças.

Letícia Solia
1º ano - Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário