O mundo do surgimento do capitalismo não poderia ser o mesmo dos grandes Reis e Padres. A difusão do espirito burguês trouxe carecimentos de mudança não só na ordem econômica, mas também na ordem social e cultural. Precisava-se ,portanto, de uma ideologia que unisse o útil ao agradável, que fosse combustível do motor capitalista e ao mesmo tempo não rompesse absolutamente com os ideais do passado.
Como exemplo de ideologia supridora desses carecimentos ideológicos e como objeto de fundamentação dos novos valores em acensão, temos as ideias evidenciadas pela obra de Max Weber: A Ética Protestante e o espirito do Capitalismo. Nessa obra mostra-se as ideias da ética do protestantismo como fundamentos principais para que o espirito burguês pudesse crescer e se disseminar.
A ideologia Protestante mostra, como já disse, uma união do útil ao agradável. Há uma alusão ao trabalho e à riqueza exacerbada, o trabalho geraria tal riqueza e quanto mais rico se fosse, mais perto de Deus se estaria. Os ricos ,pois, seriam os escolhidos e, dessa forma, as bases da burguesia se solidificam sem que se rompa completamente com o passado, basta observar a ideia central de Deus.
Porém, cabe-nos uma indagação, a obra traz a ideia de uma burguesia que só teve seu lugar estabelecido através da adoção da ética protestante, sua base principal. Entretanto, é de se pensar se ,na verdade,não teriamos contrario, ou seja, a burguesia, em ordem de estabelecer-se, "criou" tal ideologia como sua justificação maior.
Se aconteceu de uma forma ou de outra não sabemos, mas é fato que o capitalismo triunfou de forma nunca antes vista. Hoje não se tem mais esse pensamento de ricos escolhidos tanto quanto antigamente, mas, infelizmente, para muitos a riqueza ainda é o bem maior, talvez a própria divindade materializada.
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