Nas sociedades modernas há uma complexa divisão do trabalho, dessa maneira os indivíduos por mais que tenham desejos e características que os individualize unem-se pela complementaridade e interdependência de seus ofícios dentro da esfera social isso é chamado por Durkheim de solidariedade orgânica.
Nas sociedades modernas a coesão não é mantida pelos valores religiosos, sociais ou costumes mas sim pelas normas jurídicas que estabelecem maneiras de conduta, há contraste entre as sociedades modernas e as pré-modernas, na primeira prevalece a solidariedade orgânica e na segunda a mecânica.
Assim as normas jurídicas que regem essa sociedade são expressas através do direito, logo as sociedades complexas serão regidas pela técnica e não pela emoção,um caso de homicídio será julgado não pensando na violência ou na dor dos envolvidos mas sim no respaldo que a lei dá a esse tipo de crime, no tipo de sanção que a lei prevê.
Direito é portanto, a força da sociedade que intervém para fazer com que os compromissos se cumpram caso o direito não seja a diretriz para uma sociedade as pessoas irão então, agir e fazer julgamentos de acordo com suas emoções gerando anomia na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário