Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Importância do Direito na Sociedade Moderna


Durkheim teoriza sobre a solidariedade orgânica, pautada na complexidade da divisão do trabalho nas sociedades modernas. Segundo ele, isso ocorre devido ao fato de que os indivíduos, por mais que tenham desejos e características individuais, sentem a necessidade de união devido à complexidade e a interdependência de suas ocupações na sociedade.
Diferentemente das sociedades pré-modernas, nas quais a coesão social era mantida por costumes ou valores religiosos, nas modernas essa coesão é pautada por normas jurídicas, as quais estabelecem os princípios da solidariedade orgânica. Assim sendo, são as normas jurídicas, as responsáveis pela organização da sociedade, e para que isso ocorra, o direito representa um papel fundamental nesse sistema, pois é graça as normas escritas que se torna possível a análise técnica dos eventos cotidianos.
Dessa forma, fica evidente a importância do Direito na sociedade moderna, pois é ele o responsável por garantir a ordem e que a justiça seja feita sem que haja a interferência emocional, evitando-se assim a chance de que ocorra juízo de valor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário