Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 4 de maio de 2025

Entrada para o céu (Marx)

 Zeca, um fazendeiro muito rico, faz uma longa caminhada aos portões do Céu, e apesar dos degraus da vida, que levam as pessoas a chegarem lá, serem íngremes, arenosos, desiguais e altos para os outros, para ele se mostram de fácil acesso e brilhantes, quase uma escadaria rolante. No topo encontrou São Pedro, muito animado abriu os braços e disse ao santo com certa intimidade:

-Seu Pedro! Que felicidade em te conhecer, aguardei essa entrada a minha vida toda, tem sido um privilégio viver tal vida tão plena para alcançar os céus, agora me deixe entrar, sim?

São Pedro estava naquele posto com prazer por toda a sua vida eterna de santo, acostumado com muitos excêntricos, pobres, enfermos, todo tipo de gente, mas os ricos eram raros. Olhou suspeito para o homem, tentando não o julgar precipitadamente:

-Boa tarde Zeca, não esperava o ver por aqui. Como posso ajudá-lo?

Zeca sem entender responde:

-Como assim São Pedro? Eu fui um homem bom a vida toda, muito certo com as coisas, casei-me, tive família. Até ia na igreja aos domingos.

-Se você diz, presumo que seja verdade. Mas o que exatamente você quer que eu faça com essa informação?

Estarrecido, Zeca o responde:

-Ora essa, me deixe entrar no Céu, tolo. O que acha que estou fazendo aqui parado?

- Mas isso não será possível Zeca...

-Como não? Olhe aí na sua lista de nomes, tenho certeza de que está meu nome no topo, em letras garrafais.

-Não existe uma lista, o portão se abre automaticamente para aqueles que viveram uma vida digna, ajudando aqueles que mais necessitassem, sem grandes luxurias, amando e respeitando o próximo. Sabe? O básico que Ele fez com que estivesse nas sagradas escrituras, nós na terra chamávamos de Bíblia.

-Eu conheço muito bem a bíblia, não precisa recitar para mim não, viu Pedro? -Zeca já estava irado com São Pedro, duvidando da legitimidade do santo.

Paciente e calmo, São Pedro disse:

-Tenho uma pequena fila se formando atrás de você Zeca, se puder se dirigir ao seu lugar lá embaixo eu agradeço.

-Eu não aceito isso! Eu paguei para entrar e vou! Eu tenho até o comprovante do pix – Disse tateando os bolsos a procura do celular.

- No Céu não se entra com nada Zeca, você não vai achar o que procura. Só um instante, você disse que comprou o que? – São Pedro arregalou os olhos, sua expressão estava chocada e um pouco ofendida.

-Isso mesmo que você ouviu, vinte mil reais, pagos de uma única vez para a igreja. Me explicaram que apenas isso já seria mais que o suficiente para entrar aqui – Disse triunfante.

-Meu filho... você entendeu tudo errado... Se realmente houvesse lido as escrituras saberia que isso é uma heresia contra Deus, nenhuma moeda no mundo te colocaria aqui.

- Mas... Eu...- Dizia aflito enquanto seu corpo flutuava para baixo, lembrando de todas as vezes que não pagou os trabalhadores de suas fazendas, quando expulsou seu neto de casa por se assumir gay, ou quando fechou seus olhos para as pessoas que gritavam ao terem suas casas queimadas para dar lugar a plantações.

Antes que desaparecesse por completo São Pedro gritou para Zeca:

- Mateus 19:24!


Maria Helena-Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário