O funcionalismo é uma das teorias sociológicas formuladas por Émile Durkheim. Dentro das ciências sociais, busca explicar como as diferentes partes de uma sociedade trabalham juntas para manter a ordem e a coesão social.
Na era contemporânea, a função social da mídia é multifacetada e complexa; ela pode ser desde uma formadora de opinião até uma ferramenta de publicidade. Através de meios como as redes sociais ou canais de TV, a mídia influencia o comportamento humano e atua como meio de intercâmbio de informações. Isso acontece porque a comunicação, seja ela verbal ou não, sempre foi o meio mais efetivo de se influenciar uma sociedade.
Como fato social, a mídia torna o homem capaz de se comunicar com outras pessoas há milhares de quilômetros, facilitando uma troca de costumes, e servindo como uma ferramenta que fortalece ou enfraquece diferentes instituições sociais. Conhecer sua função social é imprescindível para o entendimento da sociedade atual.
No entanto, as mídias se tornam um problema ao oferecerem uma alternativa fácil de obtenção de informação rápida que substitui o contato físico e pesquisa aprofundada. A humanidade, agora com fácil acesso a todo tipo de conhecimento e interação social, altera as estruturas da sociedade tradicional e seus valores.
Letícia Mayumi Sato Prado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário