Atualmente, é evidente o crescimento da chamada ''Gig Economy'' de forma resumida é uma economia baseada em empregos flexíveis, temporários ou freelancers. Mas como isso se relaciona com o funcionalismo de Durkheim ? Vamos explicar a seguir.
O funcionalismo de Durkheim, é uma das bases da sociologia moderna, ele via a sociedade como um organismo vivo, onde cada parte (Instituições, normas, valores) tem uma função específica para manter a ordem e coesão social. Para ele a coesão social, seria o grau de integração, união e solidariedade entre os membros de um grupo ou sociedade. Sendo assim, Durkheim enxergava a especialização das funções na sociedade (trabalho, profissão) não só de forma econômica, mas também moral, pois fortalece a coesão social.
A partir dessa contextualização, podemos agora, associar tudo isso a ''Gig Economy''. Hoje, é crescente o uso de plataformas de trabalho, como a Uber, Ifood e Airbnb nos quais as pessoas tem funções mais flexíveis. Entretanto, essas formas de trabalho apresentam um grande problema aos olhos de Durkheim, uma vez que esses trabalhadores não possuem leis trabalhistas (Precarização do trabalho) isso pode levar a uma anomia social (falta de regras claras) assim causando uma desordem dentro da sociedade e do mundo trabalhista, fazendo com que o ''organismo'' social colapse.
Portanto, nota-se de forma clara a relação do funcionalismo com a ''Gig Economy'' e são não tomada as medidas necessárias para proteger os trabalhadores, o organismo social tende a colapsar.
Felipe Ferreira Gomes 1 Ano - Direito (Noturno)
Nenhum comentário:
Postar um comentário