Total de visualizações de página (desde out/2009)

3152361

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Durkheim e a educação brasileira

 Para Emile Durkheim, a educação é fundamental na formação e manutenção da coesão social. Além disso, Durkheim via a escola como um espaço para a socialização secundária, ou seja, um ambiente em que os jovens aprendem a viver de acordo com as regras sociais, desenvolvendo o senso de dever cívico, respeito à autoridade e à disciplina, gerando assim, a perpetuação de uma ordem social. Diante disso, é possível afirmar que a educação é a instituição fundamental para a formação de uma sociedade coesa com o fito de evitar a anomia.

 Porém, Ao refletirmos sobre a educação brasileira , podemos identificar tanto desafios quanto potenciais para a construção de uma sociedade mais coesa e justa. Essa desigualdade educacional reflete um dos principais desafios enfrentados pelo Brasil na busca pela coesão social. O sistema educacional, em muitos casos, não tem conseguido proporcionar uma formação cidadã e uma socialização eficaz, principalmente para as camadas mais pobres da população. A falta de acesso a uma educação de qualidade e a exclusão de diversos grupos sociais acabam por perpetuar a segregação e as divisões sociais, dificultando a construção de uma moral coletiva que junte os cidadãos em torno de valores compartilhados.

 O Brasil, devido à sua diversidade cultural, social e econômica, poderia ser visto como uma sociedade que busca uma solidariedade orgânica, onde a integração depende do reconhecimento das diferenças e da especialização das funções sociais. No entanto, a educação brasileira tem falhado, em muitos aspectos, em garantir uma formação capaz de promover essa solidariedade orgânica. Em vez de estimular a compreensão e o respeito às diferenças, o sistema educacional frequentemente reforça as desigualdades existentes, contribuindo para a exclusão de muitos jovens das camadas mais vulneráveis, especialmente os de classes sociais mais baixas, das periferias urbanas e das áreas rurais


Matheus Nicolau Cremm de Sousa - 1º ano - direito noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário