Total de visualizações de página (desde out/2009)

3152372

domingo, 23 de março de 2025

A Ausência da Imaginação Sociológica nos Dias Hodiernos

Nos dias atuais, percebe-se que os indivíduos estão cada vez mais fechados e presos aos seus pensamentos e achismos, como numa bolha. O problema reside no fato de que ao fazer isso eles tendem a fechar a mente para outras ideias que estão além de um simples olhar. Com isso, têm-se a abertura para consequências e influências maiores.

É nítido que o individuo que não se abre à outras ideias e não procura o entendimento destas além de sua superficialidade, acaba se tornando incapaz de absorver a totalidade da realidade e de sua concretude.

Ao falarmos que um jovem negro foi assassinado nas favelas e morros de São Paulo, é falar que o Brasil sofreu uma violenta colonização, e é por causa disso e de outros fatores que o Racismo está enraizado na sociedade. É falar também que há uma desigualdade social, a mesma que estereotipa o negro e o coloca como bandido por ser morador de periferia.

Deste modo, a imaginação sociológica proposta por Wright Mills é justamente essa capacidade de apreender os fatos e buscar entender a sua origem, a sua causa, a sua consequência e o motivo de porque ele ocorre na sociedade. Uma notícia no jornal, um caso de racismo, a necessidade de cotas raciais e sociais; apenas entende-se o significado dessas coisas quando se têm uma imaginação sociológica por trás.

Brenda Diniz


Um comentário:

  1. Muito bom, Brenda. Gostei da expansão que fez entre os assuntos individuais e a compreensão de que são derivações de fatos mais plurais. Um abraço, Alexandre.

    ResponderExcluir