Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

 O abismo do pensamento jurídico na ADPF 186


A ADPF 186, referente à retirada do sistema de cotas da Universidade de Brasília, gerou comoção nacional pelo caráter retrógrado de sua proposta. Segundo os conceitos de Sara Araújo, existe um uma linha abissal no pensamento social, sobre este, é possível tirar a conclusão de que uma sociedade isolada não concebe o conceito de sociedade mundial. A linha abissal conduz a um pensamento individualista e preconceituoso. 

O conceito de irretroatividade da norma também contribui para a invalidação do pedido do Partido Democratas, além do histórico de lutas raciais e preconceito racial dentro do ambiente acadêmico, o pedido é indubitavelmente inconstitucional. 

Pelas teorias de Araújo, a ultrapassagem da linha abissal seria possível por um longo processo social de mudança do pensamento coletivo, uma vez que sem isso, qualquer realidade alternativa àquela em que o indivíduo está inserido, se torna invisível para os que não a compõe, classificando uma monocultura social.

Além destes, outra questão citada seria a dicotomia do pensamento ocidental e oriental, sendo assim, prevalecendo o pensamento que se constrói propositalmente pelas elites jurídicas sociais.


Giovanna Faria Araújo Cunha
1° ano Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário