Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 16 de abril de 2016

Positivismo e o Brasil

Augusto Comte, filósofo francês, foi o precursor da corrente filosófica positivismo. Essa visão da realidade se estabeleceu pós-revolução francesa e durante a revolução industrial, período de efervescência política e econômica, em que se opunham as correntes iluminista e positivista, além do contraste entre campo e cidade, e o ritmo do homem da máquina.
O positivismo tenta traduzir e entender a sociedade como de fato ela é, se baseando no preceito da universalidade, isto é estabelecendo leis sociais, quanto as organizações sociais, em analogia a lei de gravitação newtoniana, que se aplica a todos os corpos submetidos ao mesmo meio sem exceção. Esta corrente filosófica também determina que a sociedade, como um todo, está em constante desenvolvimento progressista, visando atingir o que é chamado de estado positivo. Contudo antes de atingi-lo deve amadurecer e para isso passa por estágios anteriores, sendo o primeiro deles o estágio teológico, em que há a submissão aos preconceitos externos ao ser, vindos da sociedade; o segundo estágio é o metafísico, exemplificado pelos filósofos gregos, em que havia a idealização da sociedade; já o terceiro e último é o positivo, em que se compreende a sociedade como de fato é.

O Brasil é um país em que o positivismo é aplicado fortemente, por exemplo o lema nacional: “ordem e progresso”, que traz a lógica positivista, de que se deve partir do estado estático, em que há a imposição de certas condições, para o dinâmico, que é a “marcha efetiva da desenvolvimento humano”. Assim como o lema brasileiro, algumas ações governamentais durante a história se empenharam para manter a ordem, para conseguir “garantir” o progresso como: a “tecnificação” do ensino, onde se estabeleceu por meio do reduzido número de vagas universitárias, que estas deveriam ser ocupadas pela elite pensante, responsável por governar e manter a ordem, enquanto a massa populacional deveria ser educada em escolas técnicas, para serem “a mão-de-obra” da sociedade, garantindo o progresso.

Júlia Maria Dias Barbosa- 1°ano Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário