Maria Luiza Fernandes Campos- Primeiro ano Direito Matutino
A Ordem Mundial e suas Interpretações
Com o caos da atualidade, os diversos conflitos e os preconceitos que ainda persistem levam a sociedade a pensar que o mundo está chegando ao fim. Nesse contexto, existem muitas questões que implicam na reflexão tanto negativa quanto positiva das constantes mudanças no mundo e na atual sociedade, conflitando opiniões e quebrando diversos paradigmas . Afinal, o mundo está fora de ordem ou a ordem está fora do mundo?
A priori, a “ ordem estar fora do mudo” implica que a ordem é algo imposto sobre a sociedade, ou seja, os valores que estão estruturados nas normas dos dias atuais. Tendo em mente que o mundo passa por constantes mudanças, esses valores, muitas vezes preconceituosos, impedem que a igualdade plena seja alcançada, como por exemplo as cotas "Trans" em faculdades, que são muito julgadas por serem fora dos padrões, porém muito necessárias no cenário que o mundo já alcançou.
Em segundo plano, o “mundo estar fora de ordem” sugere que, com os diversos conflitos da atualidade, o dia a dia perde sua harmonia e prejudica o bem-estar da população geral, deixando a ideia de desorganização e imprevisibilidade. Um grande exemplo é um período de crise econômica ou um conflito bélico, como o guerra da Palestina e Israel, que gera incerteza e transformação radical.
Em suma, ambas abordagens sugerem reflexão sobre a atualidade do planeta. Se a ordem é externa ao mundo, isso sugere que as tentativas de controlar o caos são inadequadas perante a realidade em constante mudança. Por outro lado, se o mundo que está fora de ordem, as tentativas de encontrar um sistema de organização que provém segurança no universo imprevisível são ineficientes . Toda a questão leva à reflexão sobre até que ponto a ordem é uma construção humana ou algo natural que, muitas vezes, está fora do alcance humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário