Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Em busca da compreensão


 Weber irá se diferenciar de outros estudiosos devido à importância dada ao método, para ele este fator é o que permitirá a realização da ciência, propriamente dita, de forma que se afaste da mera ideologia; a sociologia proposta por este sociólogo busca dar evidência aos fatos, a universalização dos motivos das ações sociais – importância dada a objetividade –, entre outras motivações da própria ciência, sem a intenção de doutrinar terceiros, impondo como eles devem agir etc., sendo, desta maneira, uma ciência compreensiva, porém, é importante ressaltar que não se trata de uma análise neutra. Em relação as ações sociais, à ela é dada a definição de ‘modo de condução da vida’, e não há como dissocia-la da cultura, de forma que cada indivíduo será movido de acordo com princípios próprios, mas influenciados quanto ao contexto, tempo e costumes inseridos, como também da dominação que pode vir a ser aplicada.

 Tratando-se do caso da dominação imaterial, mais especificamente a religiosa, pode ser caracterizada pela coerção do representante do divino e dos próprios preceitos bíblicos, fazendo com que as ações sociais dos fiéis sejam movidas por tais valores, de forma que as diferentes cosmovisões encontrem conexão, e assim, tanto dentro da Igreja, quanto fora dela, haja construções de relações sociais entre os seguidores, resultando em uma conexão de sentidos entre eles, sendo a religião legitimada por meio da ideia de salvação da alma. É claro que, por vezes, tamanha influência (entende-se por dominação) não se mostrará tão forte assim; isso é verificado, diariamente, religiosos seguindo um caminho totalmente distinto do esperado, e um exemplo disso estourou há pouco mais de uma semana, quando a evangélica Flordelis foi identificada como mandante do assassinato de seu próprio marido.[1]

 Em relação a deputada e pastora Flordelis, a qual está sendo acusada de ter planejado o assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, entende-se que suas ações sociais não sintetizam a ideia de moral religiosa que ela pregava, demonstrando total imprevisibilidade; além do mais, após o início da acusação citada, diversos detalhes sobre sua vida pessoal vieram à tona. Os valores evangélicos não dizem respeito a matar alguém; na realidade, o ‘não matar’ costuma estar diluído na moral coletiva, além de estar presente na racionalidade formal. Em uma das falas da deputada, ela afirma que “Fazer o quê? Separar dele não posso, porque senão ia escandalizar o nome de Deus”[2]; se divorciar ofende o deus ao qual ela segue, mas matar, não. De qualquer maneira, o papel da sociologia limita-se a este campo de análise, com posterior conclusão, sem intenção de doutrinar, influenciando outras ações sociais, mas com o propósito de que o caráter universal de sua metodologia seja mantido, não visando aprovação social, mas com o objetivo de que haja um entendimento a respeito; e para isso, o primeiro passo é traçar o tipo ideal, para que se entenda quais foram as reais motivações.

 Assim, a sociologia para Weber se limita a este campo de estudos, sua intenção é entender as ações sociais, o porquê ocorrerem de determinada forma, dando realmente sentido a essas, por mais que construa críticas ao mundo, não tem como ideal a doutrinação; e, pode parecer óbvio, mas justamente por tentar compreender o mundo, chama-se ciência compreensiva. Por mais que ocorra uma certa dominação que, teoricamente, influencia as ações individuais no meio, podem haver surpresas neste decorrer, como o caso citado da deputada, pastora e criminosa, Flordelis, que tinha a moral (aparentemente) cristã, mas é apontada como mandante do assassinato do próprio marido, além do mais, esta denúncia aparenta ser, somente, a ponta do iceberg para sua real face.

 

Ana Paula R. Nalin. Noturno.



[1] DELGADO, Márcia. Flordelis é denunciada como mandante da morte do marido, pastor Anderson. METRÓPOLES. 24 de ago. de 2020. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/flordelis-e-apontada-como-mandante-da-morte-de-pastor-anderson. Acessado em: 03 de set. de 2020.

[2] ‘SEPARAR NÃO POSSO, POEQUE IA ESCANDALIZAR O NOME DE DEUS’, DISSE FLORDELIS EM MENSAGEM A FILHO. JovemPan. 24 de ago. de 2020. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/flordelis-e-apontada-como-mandante-da-morte-de-pastor-anderson. Acessado em: 03 de set. de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário