Max Weber, considerado o pai da Sociologia
ao lado de Durkheim, foi um dos autores
mais influentes no estudo do surgimento e funcionamento do capitalismo e da
burocracia. Sua obra marca uma das principais
tendências das ciências sociais, orientada para a compreensão do sentido da
ação humana. O objeto da
sociologia, para Weber, é o sentido da ação
individual, que deve ser buscado pelo método da compreensão ou apreensão da
totalidade de significados e
valores. Defendia a neutralidade cientifica, porém, não sendo possível alcançá-la, reconhecia a parcialidade do observador em relação às premissas, mas a exigia quanto à análise e conclusões. Nega a
existência de uma só causa para o entendimento, interpretação e explicação dos
fenômenos socais, pois destaca a convergência da ação em duas ou mais das esferas que compõem o todo social- econômica, política cultural religiosa,
e outras .Estendia este pensamento a toda ciência , uma vez que
compreendia não ser o cientista (observador) capaz de apropriar todos os fatores
que influenciam na compreensão de um fenômeno social ou natural, sendo ,assim,
sua conclusão suscetível de ser refutada ou aperfeiçoada por outro cientista.Várias
são as obras de Weber,destacando os mais diversos campos da vida social.
Em “Economia
e Sociologia”, entende que as formas coletivas devem ser analisadas a partir de bases individuais,opondo-se ao
holismo metodológico.Para ele a ação é comportamento humano com significado
subjetivo; ao ser esta ação realizada em relação a outro indivíduo passa a ser
ação social.São quatro as ações sociais: as relacionadas a objetivo e valor e as
ações afetiva e tradicional.Na visão de Weber , a Sociologia é essencialmente
interpretativa( hermenêutica) ,buscando compreender o significado dos motivos que os
próprios indivíduos atribuíam as suas ações.
Ele
estudou e comparou as diferentes religiões
do mundo, proporcionando a descoberta da especificidade do racionalismo moderno,desvendando suas origens e
características,bem como destacando o papel das religiões neste processo.Em “
Ética Protestante e Espírito do Capital”, Weber mostra o capitalismo como uma
ética de vida, uma orientação na qual o indivíduo tem na dedicação do trabalho
e na busca metódica da riqueza um dever
moral.Ainda desenvolvendo seus estudos sobre o capitalismo, Weber o insere num amplo processo de racionalização da cultura e da sociedade, como uma das
expressões da racionalidade da vida moderna no Ocidente, assim como a política
, o direito , a ciência, etc. Na Política, Weber teoriza sobre dominação e seus 3 tipos : o legal, o carismático e o tradicional.Ao
preconizar que o exercício do poder envolvia a necessidade de legitimação da ordem política, com sua
institucionalização por meio de um quadro administrativo,Weber lançava os
fundamentos da Sociologia Política contemporânea .No Direito, sua apreciação do
setor jurídico na vida social se estendeu também à ordem política e à ordem econômica ,
destacando que a evolução do direito formal foi essencial para a burocratização
do Estado, bem como para a consolidação de uma economia de mercado.Weber foi um
dos precursores do direito positivista.
Ainda
que semelhante ao pensamento marxista de que as lógicas da produção ,do trabalho e da riqueza envolviam o
mundo moderno numa jaula de ferro, tornando os homens em especialistas sem espírito e gozadores sem coração, Weber era contrário à
ideia de que as desigualdades sociais derivassem apenas de fatores econômicos, defendendo que as hierarquias e distinções sociais
obedecem a lógicas diferentes nas esferas econômica, social e política. Sob o
aspecto econômico, as classes sociais seriam diferenciadas consoante
as oportunidades , escalonando os indivíduos em grupos positiva ou
negativamente privilegiados. No aspecto social, indivíduos e agrupamentos sociais
seriam classificados de acordo com atributos de valor, originando grupos de diversos status. E por
fim ,na lógica do poder, os indivíduos se agregariam em diferentes partidos políticos .Cada um deles, portanto, criando diferentes tipos de ordenação, hierarquização e diferenciação social.
Max Weber
foi, dentre os autores fundadores da sociologia, um dos que mais abarcou reflexões às mais
diferentes áreas da vida social. Tratava de temas tão distantes como a música e relações agrárias, condições psicofísicas do trabalho e bases
do imperialismo, papel da ciência no mundo moderno e origens do
capitalismo, papel dos profetas e dos mercados e outros. Somente
em sua obra póstuma “Economia e Sociedade”,
apresenta uma enorme erudição ao dissertar ,com densidade, assuntos como metodologia, economia, política,
direito, religião, estratificação social, nacionalidade, cidades e grupos sociais, ampliando, sobremaneira ,os
horizontes da Sociologia.
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