Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 9 de agosto de 2015

Direito: Ciência Social Aplicada como Ciência da Realidade

A grande discussão sobre o Direito é travada sob bases legítimas que observam como, muitas vezes, ele é instrumento de interesse e poder.  Ao adentrar no mundo das universidades, pode-se perceber visivelmente como este é levado tão frequentemente à direção econômica e política e se distanciado da esfera social, motivo pelo qual é explicado pelo modelo tecnicista e cartesiano pelo qual o conhecimento vem sendo aplicado, menos como ciência – aquela que advém do conhecimento legítimo, a partir da crítica e do falseamento – e mais como aplicação de informações padronizadas.
O pensamento Weberiano, ao considerar o individualismo metodológico, afirma o homem como portador de uma ação social influenciada por uma relação de sentidos críticos sobre o mundo, motivados por diversas outras ações sociais de entes individuais. Abrange o estudo da sociologia para outras diversas áreas antes desconsideradas, como a cultura e a psicologia, acreditando que o juízo de valor é o ponto de partida da ação.
O Direito weberiano é aquele que se apropria de todos os fundamentos específicos que possam torná-lo geral; ele se afasta só da normatividade, ou só da subjetividade. Como especialidade social ele deve atuar junto à comunidade, e atender aos interesses dela, a partir da análise de cada indivíduo em particular. Weber é um amante, não é um apaixonado porque a paixão é delirante, e ele de forma racional confia ao Direito sua função social; excluindo a noção de poder que nega a igualdade, e do interesse que impede a justiça.
O Brasil é um país marcado por uma elite conservadora, de uma herança escravocrata, com a desigualdade intensificada pela concentração da propriedade privada e da exploração do trabalho. São essas as especificações que devem ser supridas através do Direito - que é o juízo de valor que deveria garantir a dignidade do homem - atendendo ao seu caráter institucional pautado na ação social, na ideia de que é uma ciência social aplicada, uma ciência real.

“A ciência social que pretendemos exercitar é uma ciência da realidade. Procuramos entender na realidade que está ao nosso redor, e na qual nos encontramos situados, aquilo que ela tem de específico“ (WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais, p. 124)

Introdução à Sociologia - aula 9
Karla Gabriella dos Santos Santana   1º ano Direito - Diurno



Nenhum comentário:

Postar um comentário