Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 9 de março de 2015

O sociólogo francês, Pierre Bourdieu, dividiu a sociedade em diversos campos, como campo social, jurídico, científico. Buscava entender como esses campos, que eram independentes, mas ao mesmo tempo interligados, faziam a sociedade funcionar e como eles relacionavam-se entre si, de modo que ainda assim, tivessem poder autônomo para ter uma vontade, um movimento próprio. Cada campo no entanto, está em constante batalha, para se determinar qual é o campo mais importante, mais relevante para a sociedade. Ele ressalta que o campo jurídico é um campo jurídico é um campo especial, por ser um campo neutro, de julgamento. É um campo que se destaca sobre os outros, por ser um campo que busca julgar e decidir, o melhor caminho para se tomar.
Na discussão a respeito do aborto do anencéfalo, percebeu-se a interligação dos campos. A decisão judicial foi fomentada não somente pelo direito sozinho, mas também pelos campos da medicina, psicologia, e campos que analisam o impacto que o a gravidez tem e teria sobre a mulher. O nascimento de um bebê anencéfalo teria impacto profundo sobre a família. O bebê não tem capacidades de sobrevivência, e somente traria tristeza. Embora, a existência do bebê traria alegria para a família, sua impossibilidade em crescer, em se desenvolver, com certeza, seria um motivo para mágoas. 

É possível identificar a partir de Bourdieu, como os campos, embora independentes, tem uma forte interligação e deve-se tomar proveito dessa forte ligação entre os campos. As decisões judiciais devem ser tomadas não somente estritamente de um viés jurídico, mas também sobre um impacto social e psicológico.  

Johnny Tzu Sien Yu - 1º ano direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário