Como uma sociedade deve ser estruturada? Como alcançar o desenvolvimento? Como progredir? Indagações tão atuais, mas que já estavam presentes durante os séculos XIX e XX, servindo como base para a criação do pensamento Positivista proposto por August Comte. Dessa forma, em um contexto do ápice da Revolução Industrial e com uma forte influência da corrente filosófica iluminista, o sociólogo francês defendeu um modelo científico de estruturação da sociedade baseado no lema “Ordem e Progresso”.
Dessa maneira, o pensamento de Comte tende a organizar a sociedade sob uma perspectiva científica da “ordem”, na qual seria essencial a harmonia da coletividade a partir de uma moral social que buscasse o bem comum, para que, somente assim, pudesse ser alcançado o “progresso”, ou seja, o desenvolvimento social, político e econômico de uma comunidade. Assim, essa tão valiosa ordem social poderia ser colocada em risco quando houvesse uma “desorganização” dessa população, fazendo-se de urgência sua “reorganização”.
Desse modo, o ato de 8 de janeiro de 2023, é um exemplo nítido de desordem, mas que, ironicamente, foi impulsionado pelo medo de conservador da desorganização do sistema social e político vigente. Nesse sentido, devemos, primeiramente, pontuar que os participantes desse atentado contra a democracia foram indivíduos alienados, ignorantes e negacionistas que, por falta de estudo e de informações verídicas, acreditavam que, com a eleição de um presidente que tende à ideologia de esquerda, iria haver um “golpe comunista” no Estado brasileiro. Essa ação totalmente irracional e bárbara apenas ocasionou a destruição de patrimônios públicos em Brasília e a confirmação da proposta de Comte, uma vez que, tão amedrontados por essa mudança política, a qual fugiria de sua ordem conservadora de direita, apelaram para a balbúrdia, causando, hipocritamente, um caos coletivo, ignorando a necessária moral social.
Portanto, percebe-se que a teoria positivista ainda pode ser aplicada na atualidade, a qual está em constante crise, a crise moral causada pela alternância entre “desorganização” e “organização”. Além disso, é evidente que a sociedade brasileira, diferentemente do que está indicado em sua bandeira, ainda encontra-se distante do seu real “progresso”.
Maria Clara Cossentini Campos - 1º ano Direito, noturno. RA: 241223377
Nenhum comentário:
Postar um comentário