Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 3 de abril de 2023

 Um por todos e todos por um

Esses dias, ao olhar as notificações do meu celular, percebi que recebi uma mensagem de um membro da minha família. Era um texto enorme de alguém contando sua história com acidente doméstico, mas que resumidamente falava que aplicar farinha em uma queimadura recém sofrida ajudava no processo de cura. 

Depois de algumas horas, a pessoa que compartilhou o texto comigo se corrigiu após descobrir que aplicar farinha na queimadura era uma fake news. 

O que me levou a refletir sobre o assunto  no contexto do Positivismo de Comte. Para ele, a solidariedade é a "ligação de cada um a todos”. Que, basicamente, sempre agimos para buscar a harmonia social. 

Então mesmo que à primeira vista a ação pareça ser individualista, no fundo ela vem a procura de um “bem maior”, por assim dizer. 

Aplicando o contexto ao caso que citei acima, espalhar uma mentira seria uma forma de se beneficiar levando vantagem sobre alguém, sendo uma ação individualista. Porém, nesse caso, alguém viu a notícia e achou que ajudaria outras pessoas no caso de algum acidente e acabou espalhando a mentira, ou seja, a pessoa espalhou uma mentira na intenção de promover um “bem maior”. 

Claro que há casos em que a pessoa tem consciência da fake news e mesmo assim a compartilha. No entanto, são esses casos cotidianos que nos permitem associar teoria à prática, são eles que nos permitem aprender e também nos ensinam como é a sociedade em que vivemos, aplica na nossa própria realidade a ciência da sociologia. 


Olivia Coelho Tamburini, 1° ano Direito matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário