Olhando para a bandeira brasileira, podemos ver o lema do positivismo já dentro dela, com a frase "Ordem e Progresso", remetendo a "A ordem por base; o Amor por Princípio; e o Progresso por fim". Essas palavras que vem com um intuito até otimista, acabam por ser regentes de um pensamento antigo, que impede a evolução dos conceitos da sociedade como os tabus fo homossexualismo, que é muito normal para nós falarmos hoje em dia, mas ainda há a resistência para se manter a "ordem", vindo principalmente da religiosidade nesse quesito.
Tudo que ameace a ordem da sociedade é rechaçado com força total, dando a ideia de que "cada macaco no seu galho" faz a diferença na sociedade, ou seja, cada um com seu trabalho, cada um com sua posição social, sem desejar ser alguém diferente, sem ascensão social, mantendo o amor pela sociedade, ajudando a preservar a ordem para que se tenha progresso.
Sim, o positivismo existe hoje e sim, ele está presente e muito, principalmente nas mentes de políticos que por princípio querem reformar a sociedade para se combater a "crise moral" que surgiu com o avanço das ideias de liberdade e aceitação que ao ver deles, ameaçam a sociedade como um todo, e precisa ser combatido.
Portanto, o positivismo é uma questão de se tentar reaver a ordem e o amor para o progresso da sociedade, porém de forma errônea, sem abertura para novas ideias e sem possibilidade para se pensar fora da "ordem" que se necessita manter.
Victor Coutinho Santos
1° ano de Direito, noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário