Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 3 de abril de 2023

O Positivismo: de sua origem a realidade brasileira

 

Em meio ao século XIX, a sociedade europeia vivia uma onda de agitacoes sociais originadas das mudanças radicais provocadas pela revolução industrial. A industrialização do continente, acompanhado da exploracao do trabalhador, em meio aos valores conservadores e dos sistemas politicos arcaicos e alheios a demanda das massas, fez com que, revoltas populares e discursos que propunham a uniao dos proletários em prol de uma revolução ganhassem forca.

Entretanto, a sociologia surgiu nesse contexto com base conservadora, visto que  Comte justificou a necessidade de estabelecer uma ciencia empira afim de conter a desordem, e capaz de reorganizar a sociedade que andava questionando e fomentando um fervilhamento o que fugia a norma do periodo. Comte complementou sua justificativa da necessidade do surgimento da sociologia com sua teoria positivista, em que, as sociedades evoluem de acordo com uma certa ordem, afim de garantir o progresso sem  revolucoes sociais internas.

A grande problemática das propostas de Comte, e` que a ordem almejada         conserva em si a dominacao da burguesia sob o proletariado, e a noção de progresso estimula uma visao etnocentrica. Alem disso, o autor afirma que os papeis sociais se mantém apesar do tempo e da sociedade. Esses fatores negligenciam o sufragio universal e o direito dos trabalhadores, alem de nao reconhecer da pluralidade de individuos, culturas, povos, e organizacoes que diferem do modelo de “progresso” industrial europeu como “positivas”.

Infelizmente, no mundo contemporaneo, ainda ha aqueles que retomem as teorias antiquadas citadas, afim de, ampliar o alcance do senso comum conservador e refutavel    em prol da “familia tradicional”. No Brasil, nao so a bandeira retoma do lema positivista um ideal que representa a patria, como tambem, o povo brasileiro elegeu em 2018, e quase re-elegeu em 2022, Jair M. Bolsonaro que usava como standar de sua campanha  politica a bandeira e seu significado.

O ex-presidente, condenava os pobres ao menosprezar os seus direitos em nome da “ordem”, pois os movimentos operarios, como no seculo XIX, eram taxados de comunistas e entendidos como uma desordem social. Bolsonaro, tambem condenou os  yanomami a condicoes que violam em muito os direitos humanos, pois os indigenas sao         membros de uma pluralidade etnica e vivem sob um sistema diferente daquele estipulado como progresso a Comte. Apesar de ser notavel como o “positivo” `e visao , suas causas e efeitos sao aplaudidos por aqueles que dizem prezar pela “familia tradicional brasileira”, que de tradicional das terras brasileiras nao tem absolutamente nada, pois o brasil `e uma nacao rica em diversidade, fator mal visto aos papeis sociais conservadores e imutaveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário