O marxismo de Marx e Engels era um pensamento que reconhecia como o sistema oprimia os trabalhadores. A classe operária é explorada pela burguesia no sistema capitalista, de diversas formas, seja pela alienação dos trabalhadores ou o mais-valia, deste modo, o marximso defende que deve haver uma revolução para que o proletariado tome os meios de produção. O pensamento de Engels era revolucionário, acreditava que essas revoluções que trariam mudanças sociais, possibilitariam a existência de uma sociedade sem divisão de classes, algo que Marx entende como a fase final da revolução.
Como expresso pela imagem anexada, a classe trabalhadora “vende” seus serviços em troca de um lucro muito pequeno se comparado ao lucro total, que dependeu totalmente do trabalho realizado por essa classe, como uma base do lucro. Entendemos esse fato como o mais valia, um conceito criado por Marx, a ideia de que o lucro total produzido pelo o trabalho vai para os donos do meio de produção, desta maneira, o proletariado não recebe um valor justo pelo seus serviços.
Podemos analisar então que o foco do marxismo é, os conflitos sociais e as relações de classes, pois, assim como dizia Marx, a luta de classes move a história, pelo fato de que os resultados dessas revoluções seriam mudanças sociais, que movem a sociedade para um próximo capítulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário