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segunda-feira, 13 de junho de 2022

Educação X Alienação

 


Entrando na questão, a qual Marx e Engels debatiam sobre, da sociedade em movimento e da luta de classes é interessante pensar nisso referente à educação. Na concepção Marxiana a transformação educativa deveria acontecer juntamente da revolução social, enquanto a produção intelectual reflete a existência material, dessa forma seria evitada a alienação por parte do Estado para com a classe proletária, pois entende-se que a classe burguesa capitalista consolidada no poder tem somente o interesse de aumentar sua riqueza, fazendo com que o sistema educativo esteja alinhado com esse objetivo através da alienação.

Um exemplo análogo a tirinha acima, é a alienação da própria educação, entrando em termos temos o que se chama de “educação bancária” onde o conhecimento depositado nos alunos faz parte do que Marx e Engels chamam de ideologia, usada para iludir o proletariado.

No entanto, Marx usa o termo “educação politécnica” para falar conhecimentos gerais e específicos que a classe proletária deveria aprender para compreender as dimensões sociais e do trabalho, entendendo o que um instrumento de trabalho significa socialmente, e não apenas sua utilidade prática. Com isso, temos o que os dois filósofos chamam de consciência de classe, indo contra a ideologia. 



Poliana Marinho dos Santos, 1 ano , direito matutino 


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