Entrando na questão, a qual Marx e Engels debatiam sobre, da
sociedade em movimento e da luta de classes é interessante pensar nisso
referente à educação. Na concepção Marxiana a transformação educativa deveria
acontecer juntamente da revolução social, enquanto a produção intelectual
reflete a existência material, dessa forma seria evitada a alienação por parte
do Estado para com a classe proletária, pois entende-se que a classe burguesa
capitalista consolidada no poder tem somente o interesse de aumentar sua
riqueza, fazendo com que o sistema educativo esteja alinhado com esse objetivo
através da alienação.
Um exemplo análogo a tirinha acima, é a alienação da própria
educação, entrando em termos temos o que se chama de “educação bancária” onde o
conhecimento depositado nos alunos faz parte do que Marx e Engels chamam de
ideologia, usada para iludir o proletariado.
No entanto, Marx usa o termo “educação politécnica” para
falar conhecimentos gerais e específicos que a classe proletária deveria
aprender para compreender as dimensões sociais e do trabalho, entendendo o que
um instrumento de trabalho significa socialmente, e não apenas sua utilidade
prática. Com isso, temos o que os dois filósofos chamam de consciência de
classe, indo contra a ideologia.
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