Há alguns meses a morte de um homem afro-americano em uma cidade nos Estados Unidos fez com que, mais uma vez, a discussão sobre o racismo e a forma desproporcional com que aqueles que deveriam proteger e servir agem quando abordam um homem ou mulher pretos. O homem era suspito de ter tentado comprar um produto utilizando uma nota de US$20,00 falsa. Os policiais que atenderam ao chamado, o algemaram e ali mesmo, no meio da rua, o julgaram culpado e o condenaram. Ali, algemado, de bruços e sem reação, George Floyd teve sua condenação aplicada, a morte.
O ser humano teve ali sua vida tirada como a de um animal, por causa de uma suposta nota falsa de US$20,00, diante dos olhares dos populares que ali passavam, e que gravaram essa cena para que toda a sociedade a visse.
Como DURKHEIM disciplinou "a reação social constituída pelo castigo é devida à intensidade dos sentimentos coletivos que o crime ofende; mas por outro lado, ela tem por função útil manter tais sentimentos no mesmo grau de intensidade, pois estes não tardariam a se excitar se as ofensas que sofre não fossem castigadas."
Diante da situação narrada, de toda a história e a opressão aos pretos todos os dias de suas vidas, de ocasiões onde uma pessoa perde seu direito à vida como aconteceu com Floyd, a sociedade, vendo aqueles policiais saindo livres sem a punição devida - como muitos outros antes deles - se rebelou mostrando que não se calaria diante de tal atentado contra seus valores, buscando justiça não só pela vida daquele homem mas por todos as vidas pretas que já sofreram com o racismo, tanto fisica quanto psicologicamente.
Assim como nas sociedades pré-modernas, a população, inconformada, se uniu e reagiu por si àquela afronta à própria sociedade, reprimindo-a. O ato daqueles policiais fora como um ato direto contra a consciência coletiva, um ato contra os valores emanados desta. A não punição a tal ato gerou uma efervescência social, onde o povo se uniu em busca do mesmo ideal de Justiça, manifestações com esse mesmo ideal se espalharam por todo o país e além de suas fronteiras, comovendo toda a comunidade mundial.
Lucas Santos de Oliveira - Primeiro Semestre - Diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário