Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Paradoxo do quadrado perdido

     Francis Bacon, em sua obra Novum Organum, discute sobre a interpretação da natureza feita pelo homem, "ministro e intérprete" dela. Ao teorizar sobre a ciência e seus resultados obtidos, Bacon aponta erros que decorrem de viciosos procedimentos usados dos métodos então vigentes. Assim, ele se preocupa com a análise de ídolos e falsas noções que bloqueiam a mente humana ao acesso da verdade. 
     De acordo com um dos gêneros, ídolos da tribo, a interpretação da natureza está fundada na concepção de que os sentidos do homem são as medidas das coisas e que, portanto, ela acaba se vinculando a distorções provocadas pela mente humana. Há ainda a interferência dos sentimentos, emoções ou até mesmo da incompetência dos sentidos. Sobre esse aspecto, pode se fazer referência ao paradoxo do quadrado perdido, ou paradoxo de Curry.
     Tal paradoxo consiste em um enigma matemático resultado de uma ilusão de óptica, em que dois triângulos são vistos e formados pelas mesmas peças. Porém, ao serem rearranjadas, um triângulo aparenta ter um pequeno quadrado a menos que o outro.


     Um exemplo, portanto, de Bacon ao dizer que os sentidos, por si mesmos, enganam.


Marina Diniz 1. ano diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário