Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de abril de 2015

A Ciência Em Si

Bacon nasce em uma época de grandes transformações no mundo, quando os pensamentos da Renascença são substituídos por uma abordagem científica do conhecimento. O filósofo acreditava que a sabedoria deve provir de experiências, buscando sempre a clareza científica e deixando de lado a fantasia da mente. Em seu mais famoso livro, Novum Organum, faz uma confrontação com essa fantasia, dizendo que tudo aquilo que não se pode ver e sentir não serve para busca pela verdade. Assim, estabelece que a percepção é a porta para uma avaliação fiel da realidade.
Lembrando que o homem está sempre em busca de novos saberes, podemos apontar que o método de Bacon é aplicável a qualquer tempo e pode ser usado por qualquer pessoa. Apesar de o senso comum colocar o fazer científico como uma atividade exclusivamente teórica e restritiva a aqueles que usam a razão em primeiro plano. Bacon refuta isso, acreditando que devemos questionar e testar tudo aquilo que nos traz dúvida e incertezas. Igualmente, Gilberto Gil por meio de sua poesia mostra que as percepções do ser humano são quem guiam a razão para a descoberta de novas leis. Como nos mostra em sua música: 
A Ciência Em Si

Se toda coincidência
Tende a que se entenda
E toda lenda
Quer chegar aqui
A ciência não se aprende
A ciência apreende
A ciência em si

Se toda estrela cadente
Cai pra fazer sentido
E todo mito
Quer ter carne aqui
A ciência não se ensina
A ciência insemina
A ciência em si

Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar
Do avião a jato ao jaboti
Desperta o que ainda não, não se pôde pensar
Do sono do eterno ao eterno devir
Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar
Para alcançar o que já estava aqui
Se a crença quer se materializar
Tanto quanto a experiência quer se abstrair
A ciência não avança
A ciência alcança
A ciência em si


A poesia nos mostra que a ciência ergue-se sobre si mesma, é necessário portanto, um sensível observador da realidade para compreender o mundo em que vivemos.

Gabriela Gandelman Torina
1º ano de Direito Noturno
Aula 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário