Tomando os séculos
renascentistas como base, quando o conhecimento tomava rumo à razão e menos à
teologia, tinha-se como tendência uma fortificação cada vez maior da ciência e
do método. No entanto, é triste de se ver que, hoje, há tanto empenho por parte
da sociedade não só brasileira, mas mundial, em sucatear e desmistificar a
ciência e o conhecimento com fundamento.
Nesse sentido, sob a
ótica de C. Wright Mills, a
imaginação sociológica, isto é, a capacidade de ver as relações entre a vida
pessoal e social de uma forma mais ampla e profunda, é essencial para o
entendimento de cada indivíduo sobre sua própria existência. Entretanto, tal
capacidade é muitas vezes negligenciada pelo corpo social e acontecimentos que
são parte de um padrão são, muitas vezes, vistos como casos particulares. Um
exemplo disso é o aumento dos quadros de transtornos mentais e, sobretudo, de óbitos
por lesões autoprovocadas no Brasil, que, segundo o jornal da USP, duplicaram
nos últimos 20 anos. Tal aumento é muitas vezes visto como uma particularidade
de cada indivíduo ao invés de se considerar o impacto dos problemas sociais,
ambientais e econômicos que acometem a sociedade nesse período, como a desigualdade
social, aquecimento global e pandemia, por exemplo.
Assim, com essa desassociação da imaginação sociológica, vê-se
que o pensamento crítico e metódico também é afetado na atualidade, em que, com
a midiatização do conhecimento, a verdade fica, muitas vezes, perdida em meio a
notícias falsas e discursos de ódio, que baseiam muitas teorias da conspiração.
Dessa forma, a defesa de Descartes a favor do questionamento de tudo cai em desuso
quando põe-se em destaque os movimentos terraplanista e anti-vacina, que
tomaram força nos últimos anos.
Logo, pode-se dizer que a tendência científica que se
estabeleceu no Renascentismo não foi um processo linear, contando com avanços e
retrocessos, como os exemplos supracitados. Portanto, o empenho em prol da
razão não deve cessar, mesmo que não haja um único caminho, seja pela
imaginação sociológica de Mills, seja pelo método de Descartes e muitos outros.
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