Essa consciência comum exerce um papel fundamental na sociedade, até mesmos as penas impostas aos criminosos são reflexos dessa consciência, pois o próprio crime seria a ofensa à consciência coletiva.
Nesses sociedades, que são consideradas menos complexas, a norma é conhecida de todos por estar na consciência de cada um, e por isso a punição é difusa, ou seja, toda a sociedade pune o criminoso, não somente o magistrado.
Por ser fortemente enraizado em todos o direito penal se torna praticamente imutável, sobretudo quando se trata de religião.
Nós vivemos em uma sociedade complexa, porém ainda é possível perceber certos traços que são característicos das sociedades menos complexas, como por exemplo a dificuldade que temos em aceitar novas leis que de certa forma vão de encontro a religião católica, que ainda é a mais forte no nosso país, como é o caso de leis que envolvem os direitos dos homossexuais.
Isso mostra que ainda confundimos nossos valores com o do Estado, o que muitas vezes atravanca o direito e não deveria acontecer na sociedade em que vivemos.
(texto referente à aula 3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário