Dada
à liberdade de gêneros textuais que esse blog permite, para o post dessa semana
compartilharei uma experiência pessoal que desenvolvi no mercado de trabalho, desempenhando a função de garçonete durante alguns meses do ano anterior a minha estrada nessa universidade. A
empresa em que trabalhei é a mencionada rede de fast-food acima, Pizza Hut.
Diversos
aspectos poderiam ser citados dessa experiência, entretanto, o relevante para o
desenvolvimento desse texto é demonstrar empiricamente por meio delas que determinadas
características presentes não somente nessa empresa, mas em todas de modo geral,
um ponto da teoria marxista que está presente no manifesto comunista: a mais
valia.
De
modo técnico, a mais valia é o valor excedente gerado na mercadoria, que é
produzida pelo trabalhador e não é repassada ao mesmo, servindo para a acumulação
do capitalista, ou seja, o lucro.
Para
demonstrar o quanto a mais valia esta imbuída no sistema operacional e mercadológico
dessa referida empresa, apresentarei fatos que demonstram o quão grande é esse
excedente.
Uma
pizza no sabor Supreme (carnes bovina e suína, pepperoni, mozzarella,
champignon, pimentão e cebola), custa em média, na unidade em que trabalhei (center
norte - SP) cerca de 72 reais. Em contrapartida, meu salario girava em
torno de 3,40 a hora (o regime horista é o normalmente usado na contratação de funcionários
para redes de fast food).
Trabalhando
10 h por dia, (uma jornada de trabalho considerada normal, apesar de sua extenuante
duração) seis dias na semana, quatro semanas no mês, eu obtinha uma renda mensal
bruta de 816, 00 (sem forem colocados nessa conta o valor em impostos, os
descontos ligados ao seguro, vale-transporte e alimentação, esse valor se reduziria
facilmente em cerca de 15%). Ou seja, este era o valor total que era mensalmente
gasto com a minha mão-de-obra.
Além
da mão de obra, existem outros aspectos que a maioria acredita serem de grande
impacto no valor total liquido arrecadado pela empresa, no sentido de diminui-lo,
como por exemplo, os gastos relacionados à compra de matéria prima e que por isso interfeririam nessa acumulação de capital.
Toda
via, faz-se necessário estabelecer que estes possíveis gastos são sanados e
nulizados rapidamente, e existe um explicação plausível para tanto; Estes são
pagos pelo próprio consumidor.
O
preço que é cobrado por cada item do restaurante é calculado de modo a cobrir o
valor que lhe foi pago e para a obtenção do lucro que nele deve estar contido. De
modo mais explicativo, o preço de venda de uma garrafa de água de 200 ml era em
torno de 4 reais; entretanto, o valor pago pela Pizza Hut nesse item foi cerca
de 1,50 reais... Portanto, além do valor de compra desse item já ter sido arrecadado
novamente com a sua venda, esta compra gerou uma margem de lucro de 37 por cento.
Mas
voltando a questão salarial, caso fossem vendidas 12 pizzas nesse valor durante
todo o mês, (número que é facilmente batido em uma noite) o meu salario já
teria sido pago, ou seja, os “gastos” obtidos com minha mão de obra já teriam
sido sanados. Consequentemente, tudo aquilo que fosse vendido por mim, geraria
acumulo de capital ao proprietário, ao dono dessa rede.
Isso é lucro, isso é Mais-Valia.
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