Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de junho de 2012

Cadeia alimentar social

Desde o surgimento da propriedade privada, as lutas entre classes sempre estiveram presentes, mas esta relação vai mais além do imaginado, seriam estes conflitos originados pelo sistema em que o homem está inserido ou próprio da sua natureza? A relação entre a classe dominadora e a oprimida pode ser estendida à teoria de Charles Darwin do mais adaptado ao meio?
Grandes filósofos como Hobbes e Rousseau apresentaram teorias distintas quanto ao ser humano em seu "estado de natureza", onde o primeiro autor afirma que neste estado ocorre a guerra de todos contra todos, "o homem lobo do homem". Já Rousseau apresenta outro aspecto em seu pensamento, a famosa expressão do "bom selvagem", em que no estado de natureza o homem é inocente e busca viver somente com o essencial. Ambas as teorias, apesar de serem opostas, chegam ao pressuposto da necessidade de um contrato social para equilibrar as disparidades que o homem ou a natureza gerou, mas será que depois de instituído este contrato simplesmente a natureza perversa, segundo Hobbes, é cessada?
Um grande exemplo na história está no socialismo utópico que Robert Owen aplicou em Indiana nos Estados Unidos, a sociedade igualitária e idealizada foi supostamente estabelecida pelo seu fundador, mas o ócio e a má vontade, segundo Owen, derrubaram este sistema, seria a igualdade uma inimiga da natureza conquistadora e obsessiva por privilégios do homem?
Com o desenvolvimento do estudo sobre uma sociedade igualitária e o modo de se chegar a ela, obteve-se o socialismo científico.Uma base melhor e definições convincentes, a revolução sendo a chave para o sucesso do método, foi a febre de uma época, espalhou-se por toda a Europa, entretanto a sua aplicação não obteve sucesso como na teoria.A utopia deste sistema é demonstrada pelo instinto selvagem do ser humano, por mais escondido e maquiado que esteja, sempre vai tratar o próximo como um adversário, competidor, esquecendo o lado humano e fixando o evolucionismo, onde haverá o predador e a presa, o explorador e o explorado, mesmo trocando os nomes ao longo do tempo como a burguesia e o proletariado, o senhor feudal e o camponês, as personagens mudam mas a história é a mesma.A cadeia alimentar passa do caráter selvagem para o social.



João Pedro Leite- Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário