Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de junho de 2012

Máquina, ferramenta e a relação com o trabalhador


                                                                                                                                             
Marx no livro O Capital explica que todas máquinas são constituídas por potências simples, que seriam mecanismos simples como uma alavanca por exemplo, o parafuso ou um plano inclinado. Ele difere a máquina da ferramenta, a segunda seria movida pela força humana, já a máquina é movida por uma força que não seja a humana, podendo esta ser animal, força da água, do vento e assim por diante. De acordo com essa lógica arado puxado por bois seria uma máquina, já o tear circular inventado por Claussen por ser movido por um trabalhador seria uma ferramenta, mesmo sendo capaz  de fazer 96 mil malhas por minuto.
 Além disso, traz o conceito de máquina- ferramenta. Este seria “um mecanismo que, ao lhe ser transmitido movimento apropriado, realiza com suas ferramentas as mesmas operações que eram antes realizadas pelo trabalhador com ferramentas semelhantes”(MARX, pg 426). Em nossa sociedade atual há fábricas inteiras que operam com máquinas- ferramentas e dessa forma as pessoas não tem que realizar trabalhos arriscados, todavia estamos sendo desde as invenções dessas máquinas- ferramentas substituídos por elas e perdendo espaço no mercado de trabalho. Isso fez com que surgisse na época da revolução industrial o Ludismo, um movimento de revolta contra a mecanização das fábricas, pois com a vinda das máquinas  as pessoas perdiam seus empregos. Entretanto a quebra de máquinas era apenas paliativo, pois o desemprego era estrutural. Hoje as pessoas buscam novas formas de trabalho, ao invés de quebrar as máquinas se aliciam a elas para trabalhar, como o computador uma máquina essencial para inúmeros empregos hoje, se por um lado as máquinas- ferramentas tiram empregos por outro auxiliam e muito algumas profissões, tendo, portanto, dois viés.
John Stuart Mill diz: “É duvidoso que as invenções mecânicas feitas até agora tenham aliviado a labuta diária de algum ser humano”. As máquinas e as ferramentas inventadas não visam aliviar o trabalho do homem, mas sim ampliar a exploração sobre ele, ou seja, aumentar a mais valia.E se para aumentar seus lucros for preciso demitir um funcionário ou três mil, como na charge acima, os burgueses não hesitarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário