Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de junho de 2012

Da Revolução à Evolução


   O Caminho da dialética, defendido por Engels, é formulado a partir de teses e antíteses, contrapondo-se de forma a criar soluções para os problemas e após isso problematiza-los novamente, garantindo a evolução. Assim o ideal de revolução permanente segue dominado o caráter evolucionista da sociedade.

   As revoluções advêm de ideias, no entanto para Engels uma ideia só tem a capacidade de adquirir caráter revolucionário quando a mesma está atrelada a realidade. Desta forma o materialismo científico por ele proposto buscava encontrar as chaves históricas que movem as revoluções. Na busca por essa ferramenta da evolução Engels conclui que a luta de classes cumpre esse papel revolucionário necessário para a evolução social, atingindo seu auge no socialismo, sendo esse o ápice da evolução humana em sociedade.

   Essa caminhada revolucionária empreendida pela humanidade sempre funcionou como propulsora do desenvolvimento humano e da sociedade, ficando evidente sua importância em revoluções como a francesa e a Gloriosa, nas quais seus ideais acabaram por mudar a sociedade e a forma de controle que agia sobre as mesmas.

   Para Engels o sequencia natural da evolução humana acabaria atingindo o socialismo e com isso o ser humano finalmente abandonaria o “reino da necessidade” e atingiria o “reino da liberdade” tornando se plenamente humano. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário