Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de junho de 2012

O percurso do movimento socialista


     O socialismo utópico, primeira vertente do movimento socialista, surgiu no início do século XIX, iniciando-se na França e depois difundindo-se por toda a Europa. Ele nasce em meio à crises provocadas pelo avanço do sistema liberal, visto que a sociedade industrial e as tecnologias cresciam cada vez mais, entretanto, a qualidade de vida do proletariado parecia caminhar na direção contrária. Dentre seus principais idealizadores, encontravam-se Charles Fourier, Henri de Saint-Simon, Robert Owen, entre outros, que defendiam ideias como o combate a qualquer tipo de tradicionalismo, a razão como sendo a medida de tudo, e criticavam fielmente as instituições políticas, a religião, os governos, a ciência e a sociedade. Entretanto, tal movimento não obteve sucesso.
     Mais tarde na história, Friedrich Engels, em seu livro “O materialismo dialético como método científico”, veio criticar o socialismo utópico, participando de uma nova corrente de socialismo, o científico. O autor defendia que o socialismo deveria ser encarado como ciência, e assim, deveria ser encaixado na realidade, contrariando a utopia e a metafísica que caracterizavam o socialismo utópico. Defendia também que o homem mantivesse a visão do todo ao examinar seu objeto de estudo, negando assim a dialética, pois, na sua visão, o isolamento dos componentes do objeto comprometeriam a veracidade dos fatos constatados a partir da sua observação, uma vez que diversos fatores do todo que influenciam tais componentes seriam ignorados.
     Engels também discute, com ênfase, em sua obra, sobre a luta de classes, afirmando que “toda a história é a história da luta de classes”, pois elas definiram os detentores de poder de cada época. Desse modo, o autor encaixa o socialismo como sendo o caminho para a continuidade da história, já que estimularia a luta entre a burguesia, dominante, e o proletariado, instaurando esse último no poder.
     Apesar de tal luta realmente ter ocorrido em alguns lugares, e ter definido o rumo da história, seu final não foi o pretendido pelos socialistas científicos, pois ela também não obteve sucesso. O socialismo ganhou destaque com a União Soviética, onde rendeu bons frutos em alguns tempos, e também na China, por exemplo, porém não conseguiu sobreviver com sucesso em meio a um mundo predominantemente capitalista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário