Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de junho de 2012

O Trabalhador, sua ferramenta, seu saber


                                         A magnificência dos polegares opostos.
Os primatas próximos do ser humano, cuja inteligência e capacidade de raciocínio surpreendem a muitos, poderiam ter alcançado o patamar de espécie dominante no planeta, mas um pequeno detalhe, na realidade, dois pequenos detalhes impediram a sua evolução: os polegares. Os polegares voltados para o lado interior não possibilitaram a agilidade motora, sendo assim, suas capacidades se tornaram diminutas em relação ao Homo Sapiens, e dessa maneira, nos tornamos os dominantes no território. Mas, como toda benção carrega em si sua maldição, o que foi o membro que possibilitou a dominação do mundo foi também o que sujeitou o homem à escravidão.

A partir do momento em que o saber proveniente da experiência e da vivencia humana serviram como meio de escravizar o mais fraco houve a inversão dos valores humanos, e a máquina se sobrepôs ao homem. O homem deixou de ser humano para ser trabalhador, uma nova classe de seres de polegares opostos que se subestimam ao poder inquestionável de um instrumento acéfalo. E a nova espécie que teve seu poder intelectual reprimido se espalhou pelo mundo todo.

O mercado que domina a nova espécie tornou-se diminuto perante o crescimento dela. O intelecto humano foi tão reprimido que forçou a humanidade a aderir à espécie trabalhadora, deixando de lado a inteligência que lhe havia restado. A maravilhosa máquina biológica que se confina na caixa craniana foi obrigada a se voltar à mecanização inútil.

Olhando a sociedade atual e focalizando no maior aglomerado de humanos no mundo podemos ver quão grande é a transformação do homem em trabalhador. A China, em seu sistema político deveria negar todo tipo de exploração ao homem, mas o capital fala mais alto na hierarquia do poder, e no lugar onde deveria reinar a liberdade, impera a exploração. A fadiga que ela causa sobre os homens já cansados força a transformação deste em trabalhador compulsivo.

Ao final, aquele que usou de seu polegar para domesticar ao mundo foi domesticado por ele. Seu intelecto magnífico foi deturpado, o homem se tornou gorila. A comunicação se dá por grunhidos, as relações se baseiam na força bruta, aquele que detém o respeito é o mais forte. De que adiantou termos os polegares opositores se por vontade própria estamos abaixo dos primatas?


Escrito pelo Grupo 1.
Integrantes: Giovana Branco, Luísa Thomazella, Leandro Bertoldo, Rodolfo Baldissera e Sahid Sekeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário