O conjunto das densidades, nos leva ao equilíbrio dinâmico.
Para Émile Durkheim, a sociedade é regida pelos fatos sociais que não necessariamente se encontram atreladas às necessidades imediatas, pois estes fenômenos podem surgir de um acúmulo de tensões sociais, ou como o próprio autor relata, as ''causas eficientes''. Instituições como a Igreja ou até o Estado, podem sofrer mudanças no que diz respeito às funções executadas perante e a sociedade, todavia sua imagem permanece intacta. Este é um mecanismo que as instituições sociais utilizam para se adequar e atender aos anseios da população, um meio muito comum nas sociedades atuais.
O grande ator dos fatos sociais, é a consciência coletiva; grandes fenômenos sociais como a Revolução Francesa e a Queda do Muro de Berlim, surgiram da conscientização total do grupo, que abriram mão de interesses individuais em prol de um bem maior e comum a todos os cidadãos. É claro que tudo isso depende do momento histórico em que se está inserido e, principalmente do meio social interno, de onde se originam todos os processos sociais que podem causar grande repercussão ou não.
O grande fator que influencia e modifica o meio social é o conjunto das densidades, a dinâmica e a material. A densidade dinâmica se define pela padronização de uma conduta comum a todos integrantes da sociedade, contribuindo assim para igualdade do meio social. Já a densidade material, trata das pessoas, responsáveis por cada vez mais emergirem metrópoles e aumentar o fluxo econômico, técnico e informacional do país.
Observamos então, a transferência destas características gerais para o meio social particular da vida das pessoas, alguns podem chamar de alienação, porém penso que isto pode ser chamado de equilíbrio dinâmico da sociedade, onde todos os fatos estão interconectados e todos somos responsáveis pelas transformações e mudanças que os fatos sociais nos trarão no futuro.
Vítor Augusto Momma Portioli
Nenhum comentário:
Postar um comentário