Émile Durkheim procurou definir o objeto de estudo, o método e a finalidade da Sociologia, que é definida por ele como “ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”, ou ainda “toda crença, todo o comportamento instituído pela coletividade”.
O objeto de estudo da sociologia, seria o que Durkheim denominou fatos sociais. Por fatos sociais, Durkheim entendia “toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”. Podemos também definir fatos sociais como aquelas “maneiras de fazer ou de pensar, reconhecíveis pela particularidade de serem suscetíveis de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares”.
Durkheim afirma que os fatos sociais devem ser estudados imparcialmente, objetivamente, como se fossem “coisas”. Assim, não devemos estabelecer julgamentos e os nossos próprios valores devem ser neutralizados. Tal perspectiva se baseia na visão de cientificidade, que a sociologia procurou, desde o princípio, tomar emprestado às ciências exatas ou biológicas. Porém, quando estudamos a sociedade, estudamos o próprio homem, ou seja, nós mesmos. Dessa forma, ser imparcial seria o mesmo que deixar de fazer parte, o que é impossível, já que somos sempre participantes do processo.
É nesse ponto que devemos questionar se não seria muito simples utilizar tal concepção metodológica, enquanto meio, para deslegitimar ou desmentir outras tantas visões teóricas, sobretudo aquelas que se colocavam como expressão e manifestação da luta política dos trabalhadores pela transformação da ordem vigente.
Segundo Durkheim, o cientista estaria acima dos conflitos de classe. E deste topo do mundo e da vida social, ditaria o certo ou errado. Durkheim não levava em conta, porém, que esse cientista, como um parnasiano em sua torre de marfim, estava demasiadamente longe do restante do mundo para compreender a fundo a realidade em que viviam.
Dessa forma o posicionamento de Durkheim era favorável às elites dominantes, embora tenha criado a base para o desenvolvimento da sociologia, inclusive sob um ponto de vista crítico, ao estabelecer uma rica discussão em torno das questões do objeto, método e finalidade da sociologia.
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