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segunda-feira, 9 de maio de 2011

Durkheim e a análise das coisas

Em seu ensaio, Durkheim deixa muito claro que é imprenscindivel ao verdadeiro cientista social transformar o seu objeto de estudo (fatos sociais) em coisas. Essa transformação permite maior exatidão analítica e menor deslumbramento por parte dos estudiosos, segundo ele.
Tal iniciativa por parte de um dos pais da sociologia moderna mostra-se um tanto quanto corajosa. Isso porque ao criticar a análise ideológica e assumir o estudo das coisas, tentando partir das coisas às ideias e não das ideias às coisas, Durkheim adota uma mentalidade que o força a buscar prioritariamente nos fatos os fundamentos de suas ideias, as quais serão formuladas posteriormente, ou seja, seus esforços são muito mais árduos para que obtenha bons resultados.
Outro ponto que toca a análise do fato social é a definição do que é o fato social em si. É muito importante tal definição, tendo-se em vista que a sociologia o estuda e não se pode considerar tudo que ocorre dentro da sociedade como tal, pois, se isso ocorresse haveria certamente confusão entre as áreas de estudo e atuação de cada ciência. Por tal razão, Durkheim não exita em definir o seu principal objeto de estudo: “É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais”.
Nos aproximando da realidade a nós contemporânea e considerando nossa condição de estudantes , trata-se de algo notável a análise e a definição feitas por Durkheim acerca da educação. Para ele, a educação "tem por objeto produzir o ser social", ou seja, o indivíduo capaz de integrar-se e participar ativamente da vida e dos fatos sociais.
Uma outra consideração feita por Durkheim que pode ser identificada atualmente em nossa sociedade é a de que o fato social exprime o estado de alma coletiva. Essa premissa é identificada, por exemplo, nas torcidas de times de futebol que se envolvem em conflitos violentos. Elas expressam perfeitamente a teoria de que a força coercitiva do todo é muito maior que a força do indivíduo.Nesses casos, observa-se cidadãos aparentemente inofensivos cometerem atrocidades devido, primeiro a seu caráter individual, e também graças à força de imposição do coletivo.
Essa análise teve por objetivo explicar e contextualizar o fato social sob ponto de vista de Émile Durkheim. Através da mesma, nota-se que o sociológo buscou em seu pensamento e em suas premissas a exatidão e não a abstração. Isso porque ele encarou a sociologia como ciência e preocupou-se em enfatizar o uso do método durante todo seu ensaio. Trata-se de algo muito interessante tratar o fato social como coisa, isso permite que se faça analises mais precisas , menos ideológicas e panfletárias. No entanto, ao tentar trazer tal nível de exatidão à uma área que lida com relações humanas(por si só, confusas e imprecisas) é possível que Durkheim tenha tornado exato algo que simplesmente deveria ser relativizado e analisado de forma particular.

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