Durkheim, no seu texto "Que é fato social?", tem como foco de estudo a coesão da sociedade como um todo. O autor afirma que o indivíduo não pode, nem consegue, explicar a sociedade, uma vez que a sociedade que explica o indivíduo. É possível notar nessa frase um pouco de determinismo, pois pode interpretar-se que o meio no qual vive o indivíduo o define como ser.
E isso, para Durkheim, era considerado verdade, já que seu conceito de fato socialé basicamente esse. Durkheim admite como fato social a coerção que a sociedade tem sobre o indivíduo, como esta define seus hábitos, e como ele, integrante da sociedade e em constante mudança de ideias, redefine-a.
Mas, assim como em Comte, o indivíduo não fica em primeiro plano, sendo esse reservado para a sociedade, pois seu estudo, o estudo de seus fatos, nada mais é que o estudo de conjuntos de hábitos, ações e pensamentos de seus componentes, de uma maneira generalizada e sob um ponto de vista de que tudo citado ocorre sobre influência direta do resto da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário