Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sanatório

Auguste Comte iniciou o estudo da sociologia, entretanto, foi Durkheim quem possibilitou que ela se tornasse uma ciência. Ele é chamado de pós-positivista, pois incorporou elementos do Positivismo, mas discordou de outros. Algumas heranças positivistas são a interpretação a partir do real, a análise da sociedade de forma objetiva e a prevalência da sociedade sobre o indivíduo. Em contrapartida, critica a concepção de Comte sobre o progresso da sociedade ao longo de sua história, pois um povo não é o prolongamento do anterior acrescido de alguma evolução.
Com base nesse raciocínio, o sociólogo define o que é fato social, sendo este tudo aquilo que coage o indivíduo, uma foça externa. Dessa forma, Durkheim afirma que a maioria de nossas ideias não são preconizadas por nós. Não escolhemos nosso idioma ou nossas vestimentas, sofremos, pois, uma coerção, mesmo que indireta, ao nos submeter aos costumes de nosso país sob o risco sermos excluídos do convívio social.
Desde crianças aprendemos que se deve ter bom comportamento, comer nas horas certas, ter hábitos higiênicos, estudar, trabalhar, guardar dinheiro para uma velhice tranquila... e , finalmente, morrer. Se refletirmos sobre esses hábitos que recebemos, perceberemos que a vida se torna medíocre e, embora não se possa isolar das forças coercitivas, pode-se transgredir e mudar o status quo a qulaquer momento, pois cada um deve respeitar a si próprio, mesmo que para tal intento lhe atribuam o título de louco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário