Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O fenômeno da coerção

O autor Émile Durkheim em sua obra "As Regras do Método Sociológico", analisa e disserta sobre o que é fato social, e como influencia as sociedades. Crítico de Auguste Comte e seu positivismo, é encarado como um pós-positivista pela sociologia pelo fato das idéias se dirigirem às coisas, e não o contrario como acreditava o pai da sociologia moderna. O fato social segundo o autor dessa obra nada mais é do que o poder de coerção que exerce sobre os individuos. Para ele os fatos sociais são considerados como "coisas" e possuem três características: sao externos aos individuos, ou seja, exteriormente às consciências individuais; sao coercitivas, ou seja, capazer de exercer influencia direta ou indireta no modo de agir; e são também gerais, que significa que abrange toda a coletividade que possui uma sociedade.


A forma de nos vestir, modismos que regem uma certa época, a maneira como se concentra uma população na zona rural ou urbana, a moral e a etiqueta que nos impede de agir de certa forma em público, sao exemplos de como o fato social abrange todos setores de nossa vida. As sociedades de todas partes do mundo se diferem quanto aos costumes, mas são todos induzidos pela forma como a educação e a criação educou a cada um deles. Somos feitos a acreditar que a sociedade é regida pelas vontades particulares, porém as maneiras de agir são adquiridas pela consistência da repetição que ocorre, e é dessa forma que as regras, crenças, ditados ou aforismos são criados.


Para a sociologia moderna, Durkheim foi importante ao estudar como os fatos sociais atuam na agir do ser humano. O direito mesmo está implicito no fato social pois é uma maneira de colocar regras no convivio social. As regras juridicas podem mesmo surgir de costumes ou usos de uma sociedade, e através delas os individuos são coagidos a se comportar de certo modo. Além disso, o autor fez desse texto um importante estudo que explicou como as relações diferem entre as sociedades, fazendo com que as diferenças fossem ao menos um pouco mais respeitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário