Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

modelamento social

Émile Durkheim, procura analisar a vida social de cada individuo como senda ela regida pela sociedade, pois esta carrega com sigo certas perspectivas, maneiras de agir perante o publico que influem na formação própria de cada elemento social. Mesmo sabendo que essa bagagem social não é algo concreto e que esta em constante processo de transformação o homem deixa-se influir por ela.
Durkheim compara a sociedade a um corpo vivo em que cada parte possui uma função especifica e relembra a idéia de que a parte predomina sobre o todo, portanto para ele os fatos sociais existem, somente, em função do todo.
Os fatos sociais, além de ser o objeto de estudo da sociologia, possui três características:
-coercitividade, que é a pressão que o grupo exerce no individuo para aderir a determinados padrões culturais
-exterioridade, fenômeno social que atua sobre os indivíduos mas esta aquém de suas vontades individuais.
- generalidade, os fatos sociais existem não para um indivíduo, mas para a coletividade.
O pensamento de Durhkeim pode servir para entender varias medidas que tomamos durante o simples trajeto da vida. Ao escolher casar-se somente após ter uma profissão, conseguir pagar suas contas e ser independente e por volta dos 25, 30anos, os homens cedem a pressão social, pois quem faz tal ato antes de ter tais "qualidades" é subjulgado pela sociedade e taxado de responsável. Todos temem em ser um transgresor.
A síntese do pensamento de Durkheim resume-se a máxima: MARIA VAI COM AS OUTRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário