Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de março de 2025

Imaginação sociológica e psicológica

  A imaginação sociológica, conceito criado por C. Wright Mills, nos incentiva a entender como os fatores  estruturais da sociedade, como a cultura e as instituições, moldam a experiência pessoal. Entretanto, a imaginação psicológica busca entender os fatores internos do indivíduo, explorando a mente humana e lidando com emoções, desejos, traumas e diferentes estímulos. A relação entre essa duas imaginações é fundamental para o entendimento mais completo da condição humana, pois ambas se complementam. Porém, há uma certa banalização de atitudes que ferem grupos sociais e até mesmo a democracia, através de uma dificuldade em diferenciar o psicológico do sociológico.

 Em 2022, houve uma onda de manifestações que ameaçavam a democracia devido ao cenário político da época, no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro não conseguiu reeleger, portanto diversos apoiadores se mantiveram em frente à diversas instituições militares implorando por um golpe de estado. Essas ações foram extremamente ridicularizadas pela sociedade e, sob o viés psicológico, tratadas como um distúrbio mental daquelas pessoas presentes nessas manifestações, gerando até memes daquele cenário. Porém, há uma explicação sociológica daquele momento, entretanto isso foi ignorado por grande parte da população que apenas criava conteúdos humorísticos e não buscava refletir e pensar criticamente sobre aquele momento vivido.

  Ambas imaginações oferecem perspectivas complementares, mesmo que distintas, sobre a condição humana, entretanto, essa relação tão próxima entre as duas não pode acarretar em uma banalização de ações de caráter social, que pode gerar grandes consequências em grupos sociais que estão fragilizados na sociedade. Portanto, é necessário que haja uma análise crítica da sociedade e o indivíduo sob essas duas imaginações, mas sem favorecer uma sob a outra.

Matheus Nicolau Cremm de Sousa - Direito (noturno) - 1° Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário