O conceito de imaginação sociológica proposto por Charles Wright Mills ajuda a compreender que problemas pessoais nem sempre são questões exclusivamente individuais, mas sim reflexos de estruturas sociais, econômicas e históricas. Isso posto, no debate acerca da "ideologia" de gênero, tal pensamento é essencial para deferir que as discussões sobre o assunto vão muito além do debate pessoal e refletem um problema coletivo mais amplo.
A partir dessa perspectiva, percebe-se que os papéis de gênero, por serem construções sociais, não surgem de forma natural e são reforçados ao longo do tempo por meio da cultura, da educação e das instituições. Por conseguinte, a sociedade patriarcal desempenha papel fundamental nesse processo, pois impõe condutas e cria estereótipos sobre o que é esperado de homens e mulheres, sem considerar que indivíduos podem se identificar com um gênero diferente do sexo biológico atribuído ao nascimento, ou podem não se identificar com nenhum em específico.
Nesse sentido, ao aplicar o conceito de Mills, é perceptível que essa problemática não é apenas uma questão individual ou psicológica, mas um reflexo de estruturas sociais que determinam e limitam as diferentes expressões de gênero. A identificação, portanto, não é apenas uma escolha particular, mas algo que está intrinsecamente ligado à maneira como a sociedade constrói e impõe “regras” às pessoas ao longo da história e como tal conduta impacta na existência desses corpos.
Portanto, assim como propôs o sociólogo, para enfrentar esse problema é necessário desenvolver um olhar crítico e consciente, tanto para as estruturas que definem o gênero quanto para as experiências pessoais de cada indivíduo. Isto é, ser mais atento consigo mesmo e com o mundo, analisando o contexto sociocultural atual de maneira racional e menos individualista. Dessa forma, será possível escapar de debates rasos baseados apenas em crenças pessoais e exercer efetivamente o pensamento sociólogo.
Júlia Aguiar Silva, 1º Ano - Direito (Noturno).
Nenhum comentário:
Postar um comentário